quarta-feira, 23 de outubro de 2013

keilla Melo 1° B



O livro Memórias de um Jovem Padre relata a história de José, que por influência do tio, que é bispo, é enviado para um seminário para se ordenar padre, devido às baixas condições financeiras de sua família, que acredita que dessa forma ele teria um futuro melhor.
   Ele vai para esse seminário, conhece um menino chamado Daniel, o qual tem um projeto solidário em mente, e os dois tornam-se grandes amigos.
    O tempo passa, José começa a ler a obra "O crime do padre Amaro" e se interessa cada vez mais pela literatura, principalmente por esse livro, que é polêmico em relação à Igreja, o que traz dúvidas à sua cabeça.
   Ele começa a ter reuniões com o padre Cerqueira, para discutir, comentar e analisar a obra. Essas reuniões se tornam frequentes e indispensáveis para o menino.
   Seu mentor tem uma saúde muito frágil, e em uma de suas crises, acaba falecendo. Antes disso, ele aconselha que José curse Letras, na universidade local.
   Na faculdade, ele acaba conhecendo Maria Cláudia, por quem sente uma atração. As dúvidas atormentam mais a sua consciência, sobretudo pela sua comparação com Amaro, o padre pecador do livro.
   A menina que ele sente atração vai para o exterior. O curso dele termina e se torna padre. Toma coragem e se une ao projeto do seu amigo, de ajudar uma comunidade carente, deixando o luxo e a ostentação do Clero descrito no livro e do qual seu tio queria que ele fizesse parte. Suas incertezas amenizam por ter abraçado essa causa nobre, o que traz paz ao seu espírito.
   O autor dessa obra é Álvaro Cardoso Gomes. Ela critica a Igreja de antigamente (com base nas ideias de Eça de Queirós), que era movida pela ambição. Ela põe em jogo questões polêmicas, como a traição e as escolhas feitas na vida, que no final a bondade vence as dúvidas do personagem principal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário